nossa história 

associação cultural artística cine favela 

02CINEFAVELA.jpg

 

Durante 15 anos, Cine Favela estimulou a inclusão e acesso aos bens culturais de qualidade, apresentando o cinema como um instrumento de integração cultural e social. Todas as ações dos projetos estão voltadas para a difusão cultural e cinematográfica de boa qualidade e a formação de público, tendo um público estimado superior a 5.000 pessoas, a partir da comunidade de Heliópolis, se estendendo a moradores de outras comunidades como a Cidade Tiradentes. 

 

Nas oficinas se desenvolvem conteúdos que venham ao encontro dos anseios e necessidades dos participantes, estimulando os seus desejos, vinculando -os aos saberes pré -existentes e potencializando as capacidades individuais.

2003- Cine Favela começou a inclusão cultural e junto à comunidade produziram o média -metragem GOTA DE SANGUE, de Vladimir de Souza. O filme estreou no SESC IPIRANGA /SP.

 

2004- No Cine Favela foram realizadas oficinas de interpretação, com duração de 7 meses e mais de 700 inscritos. Neste ano, Cine Favela e a comunidade produziram o longa-metragem “OS EXCLUÍDOS DA SOCIEDADE”, de Vladimir de Souza. O segundo filme do projeto foi o curta-metragem “A VÍTIMA”, de Jucélio Santos, rodado dentro de Heliópolis com elenco formado pelos alunos das oficinas. Na sede do
projeto também foram promovidas sessões mensais de filmes nacionais, peças de teatro e a pré-estreia da produção norte-americana “STATE PROPERTY”, de Abdul Malik Abbott, além de oficinas de interpretação,

corpo e voz para teatro.

 

2005- Cine Favela, em parceria com o SESC e o Circuito Alternativo de Cinema, foram realizadas as filmagens do longa-metragem “OS EXCLUÍDOS”, que contou com a participação especial da atriz espanhola Victoria Abril, e do curta “A MINHA VIDA POR UM PIPA”, de Rafael Aragão. Vinte jovens do projeto CINE FAVELA foram convidados a trabalhar na MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA como monitores.

 

 

2007- As sessões de oficina transformaram-se de mensais para quinzenais e com uma temática infanto/juvenil. Também nesse ano, o CINE FAVELA ganhou uma mostra de seus trabalhos no SESC ARARAQUARA/SP e SESC SANTO ANDRÉ/SP e ministrou uma palestra seguida de exibição de seus trabalhos na ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES - USP.

Também em parceria com a SECRETARIA DE CULTURA, as seguintes atividades foram desenvolvidas: Projeto Teatro Vocacional; Primeira Corrida do Cine Favela, com duzentos atletas inscritos, patrocinada
pela Caixa Econômica Federal e realizada em Heliópolis; e Batizado de Capoeira de setenta alunos. Na área social, atendemos a mais de duzentas pessoas, com prestação de serviços jurídicos gratuitos.

 

2008 -Em parceria com a SECRETARIA DE CULTURA, nós realizamos uma Oficina de Cinema, com direção de Jucélio Santos. Na oficina, foi criado o argumento do filme “UM GRANDE VENCEDOR”. Além disso foi dada continuidade às atividades do TEATRO VOCACIONAL, formando os alunos e promovendo a peça teatral “PROFETA GENTILEZA: GENTILEZA GERA GENTILEZA” nas ruas da comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

CONTINUAMOS CRESCENDO!

Linha do Tempo: 

2010-  O CINE FAVELA se transformou em um PONTO DE CULTURA DO ESTADO DE SP, com vigência até 2012, uma iniciativa do GOVERNO DE SÃO PAULO em parceria com o MINISTÉRIO DA CULTURA, o que permite que sejam desenvolvidas oficinas de cinema à comunidade, entre outras atividades culturais. O Projeto foi também contemplado com o edital CINE + CULTURA, uma iniciativa do MINISTÉRIO DA CULTURA. Com isto a pequena sala de
cinema de Heliópolis foi equipada com o que há de melhor em tecnologia, possibilitando assim a exibição de centenas de obras cinematográficas, além de apresentações de peças teatrais.

 

Com o patrocínio da PETROBRAS, CAIXA e SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO e co-realização do SESC SP, a 5a edição do Festival Cine Favela de Cinema exibiu para um público de 4.799 pessoas, mais de 53 títulos de filmes realizados por ONGs, associações, coletivos e periferias. Sessenta jovens tiveram acesso à oficina de cinema. Como resultado da nossa oficina, 1 curta-metragem foi realizado e 30 pessoas foram empregadas em trabalhos temporários. Em 5 anos da criação do Festival Cine Favela de Cinema, o evento já reuniu mais de 9.600 pessoas de todo o Brasil, beneficiou diretamente 160 jovens com suas oficinas e exibiu mais de 95 curtas-metragens nacionais realizados por associações culturais, ONGs e projetos sociais.

 

2011 -Na 6a edição, o SESC-SP mais uma vez foi parceiro do evento que teve o “PIXO” como tema. As sessões aconteceram nas comunidades de Heliópolis, Paraisópolis e Cidade Tiradentes, em 5 unidades da rede SESC e em 3 estações do metrô. Nesta edição foram exibidos mais de 60títulos nacionais e internacionais em sessões apresentadas por Laís Bodanzky, Jeferson de Luiz Villaça e Helena Ignesz. Em 15 dias de evento, mais de 8.000 pessoas compareceram às atividades promovidas.

 

2012- Na 7a edição, a parceria com o SESC permitiu levar o cinema periférico para mais de 10 unidades, além de cinco comunidades (Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes, Capão Redondo e Brasilândia). Duas oficinas foram oferecidas, uma de interpretação e uma de roteiro com o cineasta argentino Pablo José Meza. Um filme de curta duração foi rodado com os atores
das comunidades atendidas pelo projeto sob a direção da cineasta Laís Bodanzky. 

 

2013-O festival Cine Favela completou sua oitava edição ininterrupta e as atividades aconteceram nas comunidades populares de Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes, Capão Redondo e Brasilândia e em unidades da rede SESC-SP. Desde sua criação, nosso evento já reuniu mais de 23.000 pessoas de todo o Brasil, beneficiou diretamente 300 jovens com suas oficinas e exibiu cerca de duas centenas de filmes nacionais realizados por associações culturais, ONGs e projetos sociais.

Em 2013, a ASSOCIAÇÃO CULTURAL CINE FAVELA recebeu também o projeto “VIRA-LATAS DE ALUGUEL”, que teve como objetivo a capacitação de jovens por meio do teatro. O projeto foi resultado de uma parceria com o INSTITUTO PEPSICO.

 

2014- O 9o Festival Cine Favela de Cinema recebeu apenas 60 filmes, uma vez que não possuía nenhum aporte financeiro. Mesmo sem ajuda de qualquer tipo de incentivo realizamos o Festival de Cinema. Estávamos voltados para a peça de teatro “Vira Latas de Aluguel”, na qual obteve um
grande sucesso com 123 pessoas na sua fila de espera e a obtenção do Prêmio Shel. Neste ano realizamos uma grade de parceria com a PEPSI para produções de Curtas Metragens no mundo todo, tendo como o tema a Copa do Mundo. Uma oficina de roteiro foi realizada com a cineasta Thaís Berbe resultou no filme “Em Jogo”,na qual também possuía o mesmo tema.

 

2015 -No 10o Festival Cine Favela de Cinema, realizamos o Festival mesmo sem aporte financeiro, recebendo um total de 160 filmes. Por meio da Oficina de Cinema, foi realizado o filme “Encruzilhada”. Ganhamos novamente o Ponto de Cultura (agora do Município da cidade de São
Paulo e Ministério da Cultura) com qual conseguimos respirar novamente. Também ganhamos o “Edital dos Direitos Humanos” da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10i.jpg
5fgb.jpg
10y.jpg
IMG_5111.JPG
50529065_2288947861384244_7427978855614251008_n.jpg
43127309_2219844861627878_3980426920855601152_n.jpg

QUEM FAZ ACONTECER !

6nbv.jpg
WhatsApp Image 2022-10-28 at 17.29.21.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-28 at 17.29.22.jpeg

Reginaldo de Túlio 

"Desde o começo eu sempre quis fazer algo que fosse voltado ao meu meio, mas trabalhar com isso, era pouco. Então resolvi compartilhar com todos."
(Fundador, Reginaldo de Túlio)

 

 

Reginaldo de Túlio
Líder comunitário, idealizador, fundador e produtor executivo de todas as atividades da Associação cultural Cine Favela Heliópolis desde sua criação em 2003. Produziu vários projetos de curta metragem, como: Gota de Sangue, Os Excluídos, A Vítima, além de Oficinas de Cinema, Edição e Interpretação no Cine. Criou e produziu o Festival de Cine Favela de Cinema que teve 5 edições consecutivas entre 2005 e 2010. Produtor de peças de teatro como: "O dia em que Túlio descobriu a África”, “A Hora Final”, “Vira Latas de Aluguel”, ''Onde o Percurso começa'', “No Beco da Preta”, de Oficinas para todas as idades e
atendimentos a comunidade que o Cine Favela promove.

 

“Nascido no Paraná no dia 06-07-1963. Já aos 10 anos, fui agricultor, era fácilarrear um burro e ir para a cidade vender frutas.
Por outro lado, minha mãe, mesmo sem estudos, nos via trabalhar na roça e, dia após dia, rezava para que saíssemos da roça e partíssemos para a cidade prometida. Em 1979, cheguei a São Paulo antes de todos e fui morar na casa dos meus tios.

 

Minha primeira residência, em São Caetano do Sul, logo consegui emprego. Tempos depois, passei a frequentar aulas de teatro no centro de São Paulo, onde conheci minha atual esposa. Na ocasião, ela me disse: “Ou você faz teatro ou nos casamos”. 

 

Alguns anos depois, participamos de uma invasão na cidade nova Heliópolis,onde resido até hoje. Andando pelas ruas de Heliópolis, eu vi uma placa que dizia “preciso de atores”. Ao chegar em casa, falei para minha esposa que iria fazer um teste, ela disse; “Lá vem você com isso de novo”. Um dia, saí escondido e fiz o teste. Logo, disse para ela que havia conseguido um papel no filme.

 

O título do filme era “Uma Gota de Sangue”. Além de atuar, comecei a
trabalhar na produção. A obra seria rodada fora de Heliópolis. Precisávamos de um hospital, encontramos uma creche dentro de Heliópolis e fizemos dela um hospital. O lançamento do filme, que foi realizado no SESC Ipiranga, estava lotado. Na comunidade, queriam que produzíssemos outro filme, então, alugamos um salão, onde começamos a ensaiar. Disto nasceu outro filme, “Excluído da Sociedade”, no qual trabalhei na produção.

 

Este salão, alugado em 2003, continua alugado até hoje, e nele funciona o Cine Favela Heliópolis. Neste espaço, já nasceu muita cultura, já produzimos doze festivais de Cinema e várias peças de teatro.
Ainda contnuo apaixonado por Cinema”.

10i.jpg
Amarelo Laranja Cinza Limpo Profissional Mockups Tecnologia Financeira (Fintech) Apresentação de Tecnologia.png