Festival Cine Favela: O Maior Festival de Cinema Periférico do Mundo

O Cine Favela é o maior evento dedicado ao cinema periférico no mundo. Realizado pela primeira vez em Heliópolis, em 2005, já alcançou mais de um milhão e meio de pessoas, proporcionando acesso a obras cinematográfi cas de diversas partes do planeta.
O evento tem como principal objetivo amplifi car a cultura das periferias, promovendo a exibição e divulgação de fi lmes produzidos exclusivamente por ONGs, associações, coletivos, estudantes e produtores independentes, tanto do Brasil quanto do exterior. Além disso, busca fomentar a inclusão sociocultural de jovens por meio da Sétima Arte.

Formação e Oportunidade: Capacitação Audiovisual no Cine Favela.

O festival também investe na formação de jovens, oferecendo ofi cinas de produção cinematográfi ca. Até hoje, já foram exibidos mais de 900 títulos, entre curtas e longas-metragens, e mais de 800 jovens foram capacitados, fortalecendo o acesso ao audiovisual nas periferias.

Cine Favela: Oficinas de Capacitação para Jovens no Audiovisual

O Festival Cine Favela tem uma longa trajetória de capacitação na área cinematográfi ca, oferecendo diversas ofi cinas ao longo dos anos. Entre as principais ofi cinas já realizadas, destacam-se:

Oficina de Cinema:

Capacitação prática abrangendo todas as etapas da produção cinematográfica, desde a criação do argumento até a finalização do filme. Em 2008, por exemplo, essa oficina resultou na criação do argumento para o filme “Um Grande Vencedor”.

Oficina de Roteiro:

Focada no desenvolvimento de habilidades de escrita para cinema, auxiliando os participantes na criação de roteiros originais. Em 2014, uma oficina de roteiro ministrada pela cineasta Thaís Berbe resultou no filme “Em Jogo”, com temática relacionada à Copa do Mundo.

Oficina de Produção Cinematográfica:

Oferece uma visão abrangente sobre as diversas etapas da produção de filmes, capacitando os participantes em áreas como direção, fotografia e edição. Graças a essas oficinas, mais de 400 jovens foram capacitados, contribuindo para a formação de novos profissionais no cenário.

Oficina de Interpretação:

Voltada para a formação de atores, trabalhando técnicas de atuação específicas para o audiovisual. Em 2012, essa oficina foi conduzida pelo cineasta argentino Pablo José Meza e culminou na produção de um curta-metragem “Uma Nota Só” dirigido por Laís Bodanzky, envolvendo atores das comunidades atendidas pelo projeto.

Vinheta da 7º Festival Cine favela - Outubro de 2012.

O Festival Cine Favela tem uma longa trajetória de capacitação na área cinematográfi ca, oferecendo diversas ofi cinas ao longo dos anos. Entre as principais ofi cinas já realizadas, destacam-se: